Pilates é um método de exercícios de controle muscular desenvolvido por Joseph Pilates na década de 1920. Enfatiza o desenvolvimento equilibrado do corpo através dos núcleos força, flexibilidade e consciência, a fim de promover movimentos harmoniosos e eficientes.
Pode ser praticado por todas as pessoas, desde um atleta de alto rendimento até idosos com mobilidade reduzida. Sendo assim, crianças, gestantes, dançarinos e deficientes também podem praticar, assim como pessoas que estão em diferentes fases de reabilitação física.
O pilates respeita as capacidades (e necessidades) individuais. Todos os exercícios são desenvolvidos com modificações que podem fazer um treino seguro e estimulante para uma pessoa em qualquer nível, do básico ao avançado. Mas de acordo com os objetivos de cada aluno podem ser usados acessórios para potencializar o exercício e também as molas dos equipamentos podem servir para auxiliar ou dificultar um movimento.
Nenhum movimento deve ser feito de forma automática ou passiva, mas sim com consciência e precisão. Além de trabalhar aspectos corporais como tonificação muscular, postura e condicionamento físico, ele também trabalha a parte mental, com exercícios de respiração, alongamento e relaxamento, que aliviam a ansiedade e o estresse.
O método Pilates trabalha através de seis princípios básicos: concentração, respiração, centralização, precisão, controle e fluidez. Enfatiza a qualidade sobre a quantidade, onde se observa, ao contrário de muitos sistemas de exercício, baixo número de repetições para cada série. Em vez disso, fazer cada exercício pleno, com precisão, produz resultados mais significativos. Os exercícios de Pilates são feitos tanto no solo (Mat Pilates) ou em equipamentos específicos do Método, esses geralmente usam polias, a resistência do próprio corpo do aluno e níveis graduados de molas.
Em nosso Espaço utilizamos exercícios em:
Realizamos também um trabalho específico para:
Nossas aulas de Pilates possuem, no máximo, 3 alunos/aula.